Se você pretende registrar uma Igreja Evangélica mas não sabe como, acompanhe o passo a passo de como tirar o CNPJ de uma Igreja que nós preparamos.
Planejamento
Antes de tirar um CNPJ de uma Igreja Evangélica, o fundador da Igreja, que em geral é o Pastor Presidente, deve ter em mente diversos detalhes, como:
- Forma de Governo da Igreja;
- Número de membros da Diretoria;
- Sede da Igreja;
- Nome do Ministério;
Documentação
O segundo passo para tirar um CNPJ de uma Igreja Evangélica deve ser elaborar um Estatuto Social e uma Ata de Fundação que sejam fieis a forma de funcionamento da Igreja.
Portanto, existem igrejas em que o Estatuto Social não transparece aquilo que realmente acontece no dia a dia da Igreja. Isso acontece porque membros da Igreja ou alguns pastores acham que podem utilizar modelos de Estatuto da internet.
Pois, ter um Estatuto Social bem elaborado pode evitar diversos problemas jurídicos. Por isso, é extremamente necessário procurar a ajuda de um profissional especializado. Um contador que entende do assunto irá preparar a documentação de acordo com o que o pastor espera para a sua Igreja.
O mesmo serve para a Ata de Fundação. O contador irá saber como proceder com a elaboração da documentação necessária para registrar sua documentação.
Registro em Cartório
Portanto, o terceiro passo para tirar um CNPJ de uma Igreja Evangélica é efetuar o registro em uma Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas da Ata de Fundação e do Estatuto Social.
Tirar CNPJ
Após o registro da documentação em cartório, a documentação deve ser encaminhada para a Receita Federal juntamente com a solicitação de CNPJ. Nesse momento, o processo de abertura da Igreja passa a ser mais burocrático. Será necessário preencher um requerimento de solicitação do CNPJ, o que requer conhecimento técnico.
Guia Completo: Como abrir uma Igreja Evangélica
Se você pretende abrir uma Igreja Evangélica, não deixe de ler o nosso Guia definitivo – Como abrir uma Igreja Evangélica. Nele, você vai se aprofundar mais no assunto, evitando qualquer tipo de problemas no futuro. E melhor, o Guia é grátis!