Aprendendo com a Fé de Neemias

Quando lemos o livro de Neemias, em especial o capítulo dois, vamos observar o viver pela fé de um homem que tinha amor pela obra de Deus, pelo seu povo e pela sua Santa Cidade.

Como homem comum e judeu, Neemias era bem sucedido, pois vivia na capital do Império Persa sendo portador de um cargo de extrema importância na corte real: Copeiro do Rei Artaxerxes I (Longimanus).

Contudo, desde a chegada da notícia do estado da cidade de Jerusalém e de como o povo estava em miséria e sofrimento (1:3), Neemias sente-se abalado, chora e começa a jejuar colocando suas súplicas diante do Deus de Israel. O capítulo dois de seu livro descreva três evidências da grande Fé de Neemias para agir e interceder a favor de Jerusalém e seu povo.

1). Neemias teve fé para esperar:

Neemias recebe a notícia do estado de sua cidade e de seu povo no mês de Quisleu, contudo só participa a situação ao Rei no mês de Nisã. Ou seja, Neemias esperou três meses ou mais para tomar uma iniciativa. Quando precipitamos em fazer a obra do Senhor tomamos decisões erradas em horas erradas, isso é um perigo para aqueles que querem passar a frente de Deus. Precisamos aprender com Neemias e ter fé para esperar o momento certo de Deus ser glorificado em nossas ações.

2). Neemias teve fé para pedir:

O Rei Artaxerxes conhecia Neemias, ele era uma pessoa de confiança e de intimidade com o rei, se não fosse assim ele teria sido condenado a morte por seu ato de transgressão em estar triste diante do rei. Deus proporcionou a Neemias o momento certo para tomar uma decisão diante do Rei. A Bíblia diz que pedimos e não recebemos, por pedir mal (Tiago 4:3). A petição de Neemias era para um bem que envolvia a todos, principalmente a obra de Deus.

3). Neemias teve fé para vencer os inimigos: 

Os maiores inimigos de Neemias não eram os de fora, mas sim os de dentro. O Senhor conhecia o caráter de Neemias e seu propósito para com a sua obra. Quando a fé é verdadeira e o propósito é divino, Deus nos dá sabedoria para vencer os ataques dos adversários, inimigos da obra de Deus.

Conclusão: A vida de Neemias e seu propósito em agradar a Deus, é o exemplo fidedigno de que “podemos todas as coisas naquele que nos fortalece”. Como deixou registrado Martinho Lutero: “A fé é uma confiança viva e ousada na graça de Deus”.

Pastor Robson de Souza Cruz

Postagens Relacionadas

logo da comem
COMEM

Convenção dos Ministros Evangélicos Mundial

Contato

© All Rights Reserved. keroweb - 2024

Rolar para cima