Por definição a palavra ingratidão significa: caráter, propriedade daquilo que não proporciona resultados satisfatórios, que não compensa o trabalho e esforço despendido ou que se mostra difícil e árduo.
Inúmeros pastores atualmente têm se deparado com esse sentimento, não que ele seja novo, porém tem se intensificado na medida que a igreja perde autoridade geral no pastoreio de vidas. Percebe – se que a chegada de mensagens motivacionais gera um movimento emotivo no povo, gerando assim pessoas fracas na fé, que ao passo que passam por problemas na caminhada simplesmente desistem, e dão desculpas que não passam de palavras vazias.
E como poderemos lidar com um sentimento que vai estar presente, independente do tempo, ou métodos que utilizamos na gestão de pessoas?
Antes da resposta, vamos ao encontro de uma inspiradora história bíblica, que relata como um homem mudou de vida por várias vezes e acabou lidando com a ingratidão em diversas fazer da sua trajetória. Falo de Moisés.
Certo dia, sendo Moisés já adulto, foi ao lugar onde estavam os seus irmãos hebreus e descobriu como era pesado o trabalho que realizavam. Viu também um egípcio espancar um dos hebreus.
Correu o olhar por todos os lados e, não vendo ninguém, matou o egípcio e o escondeu na areia.
No dia seguinte saiu e viu dois hebreus brigando. Então perguntou ao agressor: “Por que você está espancando o seu companheiro? “
O homem respondeu: “Quem o nomeou líder e juiz sobre nós? Quer matar-me como matou o egípcio? ” Moisés teve medo e pensou: “Com certeza tudo já foi descoberto! “
Portanto, Confere-se a esse texto uma base importante para nossa estratégia, perceba o que aconteceu. (E antes, ressalto que nada justifica a ação de Moises em matar o Egípcio) Moisés agiu com a melhor das intenções em tentar ajudar irmãos de nação, ao matar aquele homem, porém teve de lidar com a ingratidão, fato que aconteceu logo após o episódio.
Sendo direto, a história na bíblia registra a saído daquela terra por parte de Moisés e depois a sua volta como libertador. E aqui chegamos a uma técnica estratégica para você, caro pastor e líder de ministério, SIGA EM FRENTE.
Tenho a certeza que se esperava algo muito excepcional para lidar com esse sentimento, mas podemos perceber que seguir em frente sempre foi o melhor para Moisés, e outros grandes personagens na palavra de Deus.
Sempre vamos nos deparar com pessoas que não valorizam o que fazemos por elas, sendo assim, erga a sua cabeça e siga em frente, pois na próxima terra Deus tem exaltação preparada para você.
Que Deus abençoe sua vida abundantemente em nome de Jesus Cristo.
Atenciosamente, Bispo Felipe Vieira.
Secretário executivo da COMEM.